O que é gestão de alta performance e como saber se o negócio atua dessa forma?

verticis
8 de dezembro de 2021

Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão de alta performance, mas você sabe de fato o que ela é e se seu negócio está alinhado com essa estratégia? Desenvolvemos esse artigo para te ajudar neste entendimento!

O que é gestão de alta performance? 

Esse tema começou a ser falado por Andrew Grove, engenheiro, empresário e um dos fundadores da Intel que lançou seu livro, “Gestão da Alta Performance”, em 1983, quando ainda era CEO da companhia. Após revoluções tecnológicas e inovações, seu livro passou por uma atualização em 1995.

O livro possui três ideias principais:

  • A 1ª é relacionada ao resultado, e quando falamos sobre resultados, temos normalmente como entendimento que o resultado é individual. 
  • Já a 2ª ideia é trabalhada no âmbito coletivo, ou seja, o resultado da empresa é obtido por um grupo de pessoas sob gestão de uma outra, onde esse gestor tem como objetivo determinar o que ele precisa fazer   para que o grupo atinja os resultados esperados. 
  • E a 3ª ideia é que o grupo, tanto individualmente quanto coletivamente, precisam ser motivados ao extremo para que possam performar da melhor forma possível e atingir os objetivos.

Por definição, gestão de alta performance é uma forma de liderar a equipe com foco na excelência e que tem como grande objetivo trazer à tona o melhor que cada colaborador tem a oferecer para atingir os objetivos da organização.

Mas como aplicar esse conceito, na prática, e realmente ter uma gestão de alta performance? Abaixo separamos alguns tópicos para ajudar a entender se o seu negócio atua dessa forma e caso não, como transformá-lo em um negócio de alta performance.

1- Cultura

O item primordial em um negócio de alta performance é sua cultura, porque o colaborador precisa sentir que é integrante daquela organização e que seu papel não é somente executar alguma atividade e sim ajudar a companhia a crescer e alcançar novos patamares. Para isso, é necessário contratar as pessoas certas através de skills que estejam alinhadas ao negócio. 

2- Liderança

Steve Jobs em determinada entrevista disse: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer.”. Hoje em dia essa frase está cada vez mais real, principalmente com as novas gerações, que não realizam ações somente porque alguém mandou. A organização precisa indicar um líder que irá orientar seu time para o que deve ser feito, realizar ações com a equipe  e na maioria das vezes, deixar o time descobrir como atingir o resultado desejado.

3- Capacitação

Empresas boas nascem de pessoas boas e crescem com pessoas melhores ainda.  Por este motivo, o treinamento das pessoas deve ser item obrigatório. Com capacitação, os colaboradores se sentem motivados, mais capacitados e aptos para atingir seus resultados e por consequência, atingir a alta performance.

4- Tecnologia

A tecnologia faz parte hoje do dia a dia de todos e cada vez mais está presente. Portanto, em um mundo em que os cenários estão ficando mais complexos e os resultados precisam ser atingidos  rapidamente, se faz necessário o investimento em tecnologias para que os processos se tornem mais rápidos, eficientes e simples. 

5- Planejamento 

Deve-se planejar as atividades e ações a serem realizadas, porque como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Esse planejamento pode ser anual, bi-anual ou qualquer outra métrica que lhe cabe. Entretanto, muitas empresas usam a metodologia OKR (Objectives and Key Results) que ficou famosa por ser utilizada pela Google. Como curiosidade, quem criou o OKR foi o mesmo Andrew Grove que falamos no começo do artigo, após ter utilizado como base o MBO (Management by Objectives) de Peter Drucker e melhorá-lo, criando assim a metodolodia OKR como existe hoje.

6- Relacionamento

Empresas e negócios são criados e gerenciados por pessoas, dessa forma, é preciso manter um bom relacionamento com colaboradores, mas também com parceiros e clientes. Pesquisas indicam que a manutenção da base de clientes faz com que os resultados aumentem significativamente e hoje em dia, existem soluções que contribuem para esse relacionamento, possibilitando feedbacks e pesquisas de satisfação.

Possuir uma gestão de alta performance não é uma tarefa fácil, simples e muito menos rápida. Porém, é um objetivo que pode ser atingida, aos poucos, organizando e focando em um tópico de cada vez. Uma forma de alcançar este alvo é transformando esses tópicos em metas.

Agora é sua vez, me diz, seu negócio possui uma gestão de alta performance? Qual é seu maior desafio? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue acompanhando o nosso blog.

Rafael Andrade faz parte do time de Partner Sales da Co.Aktion. Experiente em Business Performance, diariamente otimiza e apoia através de seu conhecimento que parcerias sejam criadas e cresçam ao lado das empresas que compõem a Co.Aktion, através de estratégias de Marketing, Vendas e Delivery para soluções.

Tópicos

Compartilhar

Conteúdos relacionados